14 de outubro de 2011

Nem sempre há uma explicação


   E ai, gente? Tudo bem? Tudo na graça, né? Sempre é pela graça... Hoje eu vou escrever algo que o Senhor colocou em meu coração durante esses dias. Algo que com certeza você já viu acontecer por aí a fora, é bem comum, mas nós precisamos mudar isso. Vamos lá!
   Sabe quando Jó começou a sofrer terríveis coisas? Ele perdeu casa, família, ficou doente... Enfim. Jó passou por coisas que eu não queria ter passado do dia pra noite, sem aparentemente nenhuma explicação. E ao longo da história Jó e seus amigos tentam achar a solução para que ele tivesse esse fim. Seria o resultado do pecado? Jó havia pecado em segredo e por isso Deus o castigava? Essa era uma das possíveis explicações para tanto sofrimento.
   Chega um momento da história em que Jó não aguenta mais, ele ora a Deus e pede justificativas reais para que ele tivesse passando por tudo isso. Afinal de contas Jó sempre foi um homem bom e correto, e a bíblia fala que na terra não havia homem algum semelhante a ele, tamanha era a sua integridade e fidelidade ao Senhor. E Deus lhe responde.
   Mas calma aí! Se você acha que o Senhor começou a dar mil motivos para que Jó estivesse passando por isso está enganado.

 “As suas palavras só mostram a sua ignorância; quem é você para pôr em dúvida a minha sabedoria? Mostre agora que é valente e responda às perguntas que lhe vou fazer. Onde é que você estava quando criei o mundo? Se você é tão inteligente, explique isso.Você sabe quem resolveu qual seria o tamanho do mundo e quem foi que fez as medições? Em cima de que estão firmadas as colunas que sustentam a terra? Quem foi que assentou a pedra principal do alicerce do mundo? Na manhã da criação, as estrelas cantavam em coro, e os servidores celestiais soltavam gritos de alegria. Quando o Mar jorrou do ventre da terra, quem foi que fechou os portões para segurá-lo?  Fui eu que cobri o Mar com as nuvens e o envolvi com a escuridão. Marquei os seus limites e fechei com trancas as suas portas. E eu lhe disse: “Você chegará até este ponto e daqui não passará. As suas altas ondas pararão aqui.” Jó, alguma vez na sua vida você ordenou que viesse a madrugada e assim começasse um novo dia? (Jó 38: 2-12)

   Quantas vezes a gente não passa por 2/6 do que Jó passou e já vai logo com três pedras na mão diante de Deus exortando o Senhor por está fazendo conosco algo que não nos agrada. Quantas vezes a gente já brigou com Deus por uma coisinha de nada e lá na frente quebrou a cara por que essa coisinha de nada fez toda a diferença. Quem somos nós para tirar satisfação com esse Deus? Quem somos nós para interroga-Lo e acusa-Lo de algo, se para que nós vivêssemos Ele mesmo teve que soprar em nós, e que para sermos perdoados o Seu próprio sangue teve que ser derramado.
   Os seres humanos não podem entender tudo, nem explicar bem a razão por que às vezes os inocentes também sofrem. É assim que funciona! Nossa mente é limitada demais para conhecer todos os planos de Deus. E nós não merecemos explicações de nada.
   Por isso a cada dia que passa me convenço mais que diante de Deus eu não sou nada e que sem Ele sou como um passarinho sem asas, ou uma caixinha de música sem canção. A cada dia que passa eu quero mergulhar no Rio do Senhor sem saber ao certo como retornarei a superfície,  mas como a certeza que se for dá vontade Dele nunca me faltará oxigênio para respirar, mesmo estando diante de águas tão profundas. E... Nossa! Como eu amo esse Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário