25 de agosto de 2011

E pela terceira vez Pedro nega a Jesus

   Lucas capitulo 22, versículo 54 a versículo 62.

   Posso imaginar essa cena. Nada estava fazendo sentido. Jesus acabara de ser preso, os discípulos não sabiam o que fazer, seus corações estavam desesperados por perguntas que aparentemente não haviam respostas. "Será que o Senhor vai se salvar?", "Ele se deixará mesmo ser preso?". Medo, angustia, dúvida, esses sentimentos pareciam não cessar... Jesus então foi levado a casa do sumo sacerdote em meio a escuridão.
   Havia alguem os seguindo, alguem olhando ao longe... Ei, era Pedro! O discípulo a qual o Senhor disse que daria as chaves do Reino dos Céus. Ah, sim! Era ele. Pedro sentou-se ao redor da fogueira no patio. Posso vê seus olhos impacientes tentado capitar algum sinal de Jesus estaria bem, tentando perceber algum movimento fora do comum.
   De repente uma afirmativa acusadora fez Pedro tremer desde os fios de cabelos ate as pontas dos pés. "Este também estava com ele!", " Não, não. Você se confundiu!" disse ele sem ao menos pensar na resposta que acabava de dar. Pouco tempo depois a mesma afirmativa foi feita a Pedro e como se  tivesse saído de forma espontânea por conta do medo a resposta novamente foi  a mesma "Não, eu não sei do que você está falando!"
   O coração de Pedro estava batendo mais rápido que o normal, ele sentia como se a qualquer momento fosse explodir, uma junção de sentimentos que não ha como explicar percorria cada pedacinho do seu corpo e uma hora depois a afirmativa fora feita pela terceira vez. "Você também estava com ele!" "NÃO!" pela terceira vez Pedro disse não.
   E então Pedro olhou para quem não queria ter olhado naquele momento. Jesus havia escutado a negação de Seu nome. Seus olhos cruzaram com os dele...  Mas calma aí! Não havia um olhar de raiva, muito menos de rancor. Jesus olhou para Pedro com um olhar conformado, como se Ele já soubesse que isso aconteceria. Pedro então lembrou das palavras ditas por Jesus tempo antes "Você me negará três vezes antes que o galo cante" como um flash lembrou-se de sua resposta imediata "Não farei isso, Senhor. Se preciso for eu morrerei por Ti!"
   Posso chegar a sentir um pouco a dor que Pedro sentiu ao lembrar do que havia feito. Posso ouvir seu pranto, seu soluço, sua angustia, seus gritos de perdão. Posso ate chegar a imaginar Pedro se curvando ao chão e rasgando suas vestes tamanha a vergonha que sentia.
   Por muitas vezes me revoltei ao ler esse texto. Como pode Pedro, que conheceu Jesus pessoalmente, negar o Seu nome mesmo sendo avisado de que faria isso!? Muitas vezes quis eu ser Pedro naquele momento, para poder fazer algo diferente. Espera aí, algo diferente? Que ilusão a minha! Quantas vezes eu nego o nome do Senhor durante o meu dia a dia não cumprindo Sua palavra ou fazendo algo que não Lhe agrade. Quantas vezes... ! E eu aqui querendo ser mais do sou... Que o Senhor tenha misericórdia da minha vida. Mas e você, irmão? Quantas vezes tem negado o nome do Senhor "espontaneamente", em? Abre o olho!
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário