27 de janeiro de 2011

Sempre há um remanescente.

   “Deus não rejeitou o seu povo, o qual de antemão conheceu. Ou vocês não sabem como Elias clamou a Deus contra Israel, conforme diz a Escritura? ‘Senhor, mataram os teus profetas e derrubaram os teus altares; sou o único que sobrou, e agora estão procurando matar-me’. E qual foi a resposta divina? ‘Reservei para mim sete mil homens que não dobraram os joelhos diante de Baal’. Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça.” (Rm 11: 2-5)
   Quantas vezes sentimos que nossa vida perdeu o sentido, que nada mais há que possamos fazer. Por diversas vezes nossa caminhada se torna tão estafante que julgamos por certo que melhor seria morrer logo e de tal forma desfrutar da Glória a nós prometida; é verdade, nós cansamos. No entanto, não cabe a nós essa decisão, nós fomos chamados com um propósito e até que seja alcançado esse propósito nossa jornada continua.
   Esse texto de Romanos fala sobre Elias, um dos grandes profetas do Senhor no Velho Testamento. No livro de I Reis você pode ler sobre a história de Elias e ver como ele foi poderosamente usado por Deus em seu tempo. No entanto ele também passou por um momento de crise pessoal. Elias se levantou contra a idolatria e o pecado no meio do povo de Israel, ele era um homem de fé. Elias disse que não choveria em Israel e durante 3 anos e meio não choveu; quando porém ele liberou uma palavra a chuva veio. No capítulo 18 de I Reis vemos como ele enfrenta os profetas de Baal e mostra a todo povo de Israel que o Senhor é Deus! Mas logo após tamanha vitória Elias tem sua fé enfraquecida e decide desistir.
   Bastou que uma mulher se levantasse contra Elias dizendo que o mataria e ele se desesperou. Jezabel o jurou de morte e ele clamou a Deus dizendo que não mais queria viver. Muitas vezes nos encontramos nessa mesma situação. Elias acabara de matar 450 profetas de Baal à espada e fugira de 1 mulher que procurava tirar-lhe a vida. Quantas vezes esquecemos as grandes obras que o Senhor já operou através de nós e preferindo colocar nossos olhos nas circunstâncias chegamos diante de Deus e dizemos: “Senhor, não dá mais...”. Acontece, queridos, que assim como Deus não se conformou com a situação de Elias Ele também não se conforma com a sua. Deus chegou diante dele e perguntou: “O que você está fazendo aqui, Elias?”. Da mesma forma Ele te pergunta: “por que você tem se escondido? O que te faz temer? Vem pra fora, seu ministério ainda não chegou ao fim!”.
   Queridos, Elias chegou a pensar que era o único que continuava a servir ao Senhor, no entanto a resposta de Deus a Ele foi clara: “Reservei para mim sete mil homens que não dobraram os joelhos diante de Baal”. Em outras palavras, Deus estava dizendo a Elias que ele não poderia desistir, pois ele não estava só, haviam pessoas que ainda precisariam que ele continuasse. Nós também muitas vezes temos a sensação de que ninguém mais há para nos ajudar, ninguém que permaneça conosco, mas pode ter certeza, queridos, sempre há um remanescente. As pessoas precisam que você não desista. Acredite, nas coisas mais simples Deus tem te usado para tocar a vida de outros e muitas vezes você nem perceberá. Não desista, pois Deus jamais deixou de acreditar em você, Ele te escolheu para ser grande. Siga em frente e “não temas; sê forte e corajoso, pois o Senhor é contigo!”.

Larissa Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário